
Redução mamária/mamoplastia de redução
A redução mamária ou mamoplastia de redução está indicada em mulheres com excesso de glândula mamária. Este procedimento permite diminuir o volume e peso do tecido mamário, melhorando simultaneamente a forma mama, corrigindo a ptose e reposicionando o mamilo.
A macromastia ou gigantomastia (mamas excessivamente grandes), está associada a vários factores, nomeadamente a uma maior sensibilidade do tecido mamário a hormonas femininas, aumento de peso e gestações. Habitualmente está associada a queixas como dor cervical e dorsal, dor de cabeça crónica, sulcos nos ombros produzidos pelo soutien, intertrigo, rash e maceração (alterações na pele) no sulco inframamário e dormência das mãos e dedos. Adicionalmente, a macromastia está associada a alterações psicológicas, nomeadamente limitações na prática desportiva ou outras atividades sociais.
A redução mamária está associada a elevados níveis de satisfação e melhoria da sintomatologia física e psicológica.
Aspectos técnicos da cirurgia
O procedimento cirúrgico demora, em média, cerca de 3H e é habitualmente realizado sob anestesia geral. Poderá ser realizado em regime de ambulatório ou internamento (internamento médio de 1 noite).
Em qualquer idade está indicada a realização de exames de rastreio de cancro de mama (mamografia e/ou ecografia) antes da cirurgia.
Existem várias técnicas disponíveis e vários padrões de exérese de pele que irão condicionar diferentes tipos de cicatrizes.
Todas as técnicas têm vantagens e desvantagens que serão discutias consigo durante a avaliação pré-operatória. O tamanho e a forma da mama antes da cirurgia influenciam a técnica selecionada.
Cuidados pós-operatórios
Medicação no pós-operatório
- Paracetamol ou ibuprofeno para controlo da dor
- Antibioterapia profilática
Drenos
- Poderão estar indicados
- Removidos quando houver diminuição de drenagem, habitualmente ao final de 2 a 3 dias pós-operatório.
Soutien
Uso de soutien cirúrgico ou desportivo durante 8 semanas
Atividade
- Retorno a atividade profissional ou execução de exercícios leves aos 7 dias pós-operatório
- Exercício pesado às 4 a 6 semanas pós-operatórias
Complicações e riscos cirúrgicos
A mamoplastia de redução é considerado um procedimento seguro. No entanto, todos os procedimentos cirúrgicos estão associados a um certo risco de complicações, sendo os mais frequentes:
- Hematoma (acumulação de sangue)
- Seroma (acumulação de líquido seroso)
- Infeção
- Necrose, retração ou mau posicionamento do mamilo
- Assimetria
- Alterações da sensibilidade
- Complicações na cicatrização ou perda de pele
- Necrose gorda
- Diminuição da capacidade de lactação
- Cicatrização hipertrófica ou queloide