
Mastopexia (com ou sem aumento mamário)
Ptose mamária significa mama caída. É causada pela perda progressiva de volume mamário e está associada à perda de tensão da pele e estruturas de suporte. Existem várias causas etiológicas como o efeito da gravidade em mamas grandes, alterações pós-parto, variações de peso, perda de elasticidade da pele, atrofia mamária entre outras. A mama assume uma posição inferior na parede torácica e perdendo-se a juventude do contorno mamário.
A mastopexia, também conhecido por lifting da mama, é o procedimento cirúrgico indicado para corrigir a ptose mamária. Está indicado em mulheres que desejam melhorar o contorno da mama sem alterar o volume.
Nos casos em que se pretende o aumento do volume mamário associado à correção da ptose está indicada a mastopexia com colocação de próteses mamárias.
Aspectos técnicos da cirurgia
Incisões/cicatrizes:
- Peri-aureolares (volta da auréola)
- Peri-areolar e vertical
- Em T
O procedimento cirúrgico demora cerca de 2H e é habitualmente realizado sob anestesia geral. Poderá ser realizado em regime de ambulatório ou internamento (internamento médio de 1 noite).
Em qualquer idade está indicada a realização de exames de rastreio de cancro de mama (mamografia e/o ecografia) antes da cirurgia.
Existem várias técnicas disponíveis e vários padrões de exérese de pele que irão condicionar diferentes tipos de cicatrizes.
Todas as técnicas têm vantagens e desvantagens que serão discutias com o paciente durante a avaliação pré-operatória. O tamanho e a forma da mama antes da cirurgia influenciam a técnica selecionada e a cicatriz final. Técnicas com cicatrizes reduzidas serão preferidas sempre que possível.
Cuidados pós-operatórios
Medicação no pós-operatório
- Paracetamol ou ibuprofeno para controlo da dor
- Diazepam ou ansiolítico semelhante poderão ser úteis no relaxamento dos músculos peitorais
- Antibioterapia profilática
Drenos
- Poderão estar indicados
- Removidos quando houver diminuição de drenagem, habitualmente ao final de 2 a 3 dias pós-operatório.
Soutien
Uso de soutien cirúrgico ou desportivo durante 6 semanas
Atividade
- Retorno à atividade profissional ou execução de exercícios leves aos 7 dias pós-operatório
- Exercício pesado às 4 a 6 semanas pós-operatórias
Complicações e riscos cirúrgicos
A mastopexia, associada ou não a colocação de prótese, é considerado um procedimento seguro. No entanto, todos os procedimentos cirúrgicos estão associados a um certo risco de complicações, sendo os mais frequentes:
- Hematoma (acumulação de sangue)
- Seroma (acumulação de líquido seroso)
- Infeção
- Assimetria
- Complicações na cicatrização
- Cicatrização hipertrófica ou queloide
- Recorrência da ptose
Se o procedimento for associado a colocação de próteses mamárias, poderão também ocorrer complicações associadas aquele dispositivo [ consultar página ].